Nos primeiros seis meses de 2023, as concessionárias membro da ACETRO venderam 4.097 viaturas, equivalentes a 86% do total das vendas de todo o ano passado. Vendas nos primeiro meses foram animadoras para o sector, mas a forte desvalorização do kwanza desde Maio retraiu as vendas no final do semestre.
As vendas de carros novos nos primeiros meses do primeiro semestre do ano estavam a crescer e a alimentar projecções optimistas da Associação dos Concessionários de Equipamentos de Transporte Rodoviário e Outros (ACETRO), que apontava a um terceiro ano de recuperação do sector depois de ter batido no fundo em 2020, mas a desvalorização de quase 40% do kwanza face ao dólar verificada desde Maio travou a fundo esse optimismo.
Entre Janeiro e Junho, as concessionárias membro da ACETRO venderam 4.097 viaturas, equivalente a 86% do total das vendas de todo o ano passado, em que foram vendidos um total de 4.742 viaturas novas.
A associação que conta agora com apenas 24 empresas, das quarenta que existiam em 2021, representa diferentes marcas e construtores tradicionais de automóveis como a Toyota, Suzuki, Hyundai, Renault, Nissan, Land Rover, Volvo. Face ao crescimento da economia e estabilização do kwanza verificado no ano passado, projectaram um 2023 muito optimista, mas a recente forte desvalorização do Kwanza matou as perspectivas de um mercado que estava em recuperação.